Artigos Científicos Fortalecimento da implementação de políticas de educação em saúde no Brasil por meio de plataformas de monitoramento e avaliação Este estudo discute o uso de plataformas de monitoramento e avaliação (M&A) para fortalecer a implementação de políticas públicas de educação em saúde, apresentando o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES) do Brasil como um estudo de caso. SIMAPES: Innovation for the management system in public policies in the area of health education in Brazil O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o Sistema de Mapeamento da Educação em Saúde (SIMAPES) como um instrumento tecnológico inovador para a gestão pública, que integra dados dos setores de educação e saúde no Brasil, com o objetivo de melhorar as políticas públicas nessas áreas. Medical Education and Training Governance: A comparative study of Brazil and Canada Este estudo compara os modelos de governança da educação e formação médica no Brasil e Canadá, usando as dimensões de visão estratégica e política, engajamento das partes interessadas, inteligência, além de legislação e regulamentação. Análise dos Projetos Pedagógicos do curso de Medicina em relação aos parâmetros da política de formação médica no Brasil O objetivo deste artigo é analisar a aderência dos Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de Medicina no Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do ensino médico e do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM). Inovação em saúde: a implementação de um data lake para o armazenamento, sistematização e disponibilização de dados em saúde no Brasil Este artigo tem como objetivo apresentar o problema relativo ao armazenamento, a sistematização e a disponibilização de dados em saúde no Brasil, e uma solução inovadora, como a implementação de um data lake com dados do setor de saúde. A aderência dos PPCs de Medicina aos parâmetros da política de formação médica brasileira Neste estudo, buscou-se analisar a aderência dos Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de Medicina no Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do ensino médico e do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM). Os desafios da implementação da Política Pública de Saúde no Brasil: uma análise sobre a descentralização e coordenação do sistema O objetivo deste ensaio foi analisar os principais desafios de implementação das diretrizes de descentralização e coordenação do Sistema Único de Saúde no Brasil, com base no modelo ambiguidade-conflito de Matland. Avaliação dos PPCs de Medicina quanto à legislação vigente Pesquisas recentes têm se dedicado a analisar os PPCs do curso de medicina e seu grau de alinhamento ao que determina a legislação brasileira para abertura e funcionamento do curso no país.
Fortalecimento da implementação de políticas de educação em saúde no Brasil por meio de plataformas de monitoramento e avaliação Este estudo discute o uso de plataformas de monitoramento e avaliação (M&A) para fortalecer a implementação de políticas públicas de educação em saúde, apresentando o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES) do Brasil como um estudo de caso.
SIMAPES: Innovation for the management system in public policies in the area of health education in Brazil O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o Sistema de Mapeamento da Educação em Saúde (SIMAPES) como um instrumento tecnológico inovador para a gestão pública, que integra dados dos setores de educação e saúde no Brasil, com o objetivo de melhorar as políticas públicas nessas áreas.
Medical Education and Training Governance: A comparative study of Brazil and Canada Este estudo compara os modelos de governança da educação e formação médica no Brasil e Canadá, usando as dimensões de visão estratégica e política, engajamento das partes interessadas, inteligência, além de legislação e regulamentação.
Análise dos Projetos Pedagógicos do curso de Medicina em relação aos parâmetros da política de formação médica no Brasil O objetivo deste artigo é analisar a aderência dos Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de Medicina no Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do ensino médico e do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM).
Inovação em saúde: a implementação de um data lake para o armazenamento, sistematização e disponibilização de dados em saúde no Brasil Este artigo tem como objetivo apresentar o problema relativo ao armazenamento, a sistematização e a disponibilização de dados em saúde no Brasil, e uma solução inovadora, como a implementação de um data lake com dados do setor de saúde.
A aderência dos PPCs de Medicina aos parâmetros da política de formação médica brasileira Neste estudo, buscou-se analisar a aderência dos Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de Medicina no Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do ensino médico e do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM).
Os desafios da implementação da Política Pública de Saúde no Brasil: uma análise sobre a descentralização e coordenação do sistema O objetivo deste ensaio foi analisar os principais desafios de implementação das diretrizes de descentralização e coordenação do Sistema Único de Saúde no Brasil, com base no modelo ambiguidade-conflito de Matland.
Avaliação dos PPCs de Medicina quanto à legislação vigente Pesquisas recentes têm se dedicado a analisar os PPCs do curso de medicina e seu grau de alinhamento ao que determina a legislação brasileira para abertura e funcionamento do curso no país.