Análise dos Projetos Pedagógicos do curso de Medicina em relação aos parâmetros da política de formação médica no Brasil

O objetivo deste artigo é analisar a aderência dos Projetos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de Medicina no Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do ensino médico e do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM). Para alcançar esse objetivo, os 157 PPCs coletados dos cursos de Medicina no Brasil foram categorizados em uma Escala Likert de aderência, que variam entre não aderente (1) à fortemente aderente (5), com base em 3 dimensões de análise: aspectos norteadores de formação; aspectos curriculares; e aspectos ensino-serviço. Posteriormente, por meio da análise de componentes principais, criou-se o Índice Sintético de Aderência dos PPCs. Com o banco de dados criado, pode-se aplicar estatísticas descritivas e gráficos relacionais para descrever a situação no Brasil.

Os resultados demonstram que: I) a região Centro-Oeste é a que obteve melhor performance nas três dimensões analisadas; II) as instituições públicas (39% do total), possuem maior aderência dos PPCs aos parâmetros normativos analisados; e III) a dimensão ensino-serviço aponta maior variação entre os tipos de administração das instituições, e com menor aderência das instituições privadas. Portanto, ao final, este trabalho acende um alerta em relação à adequação dos cursos de Medicina das instituições privadas aos parâmetros normativos e legais exigidos.

Para acessar o artigo publicado no XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2021, clique aqui.

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